Réveillon na Times Square: 120 anos de tradição
- (hen)rique
- 31 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

A tradicional festa de Ano-Novo na Times Square, em Nova York, completa 120 anos. Desde 1904, visitantes de todo o mundo se reúnem nesse famoso ponto de Manhattan para assistir a apresentações musicais, shows de fogos de artifício e, desde 1907, a famosa cerimônia do “Ball Drop”, onde uma esfera iluminada desce gradualmente nos últimos 60 segundos antes da meia-noite, culminando com o início da queima de fogos.
Há muita discussão sobre se vale a pena presenciar a virada no local. Nossa dica é: não vale. Além do frio intenso do inverno nova-iorquino, o local fica extremamente lotado (estima-se que mais de um milhão de pessoas se aglomeram para as celebrações). Ver uma bola descendo à meia-noite pode não ser tão emocionante, e a única maneira de garantir um bom lugar é chegando muito cedo, por volta do meio-dia, e não sair mais, nem para ir ao banheiro – até porque não há banheiros disponíveis e, se você sair do seu lugar, não conseguirá voltar.

A boa notícia é que você não precisa passar por tudo isso para acompanhar a virada em Nova York. Você pode assistir ao evento ao vivo pela internet, o que pode ser um ótimo programa para o final da noite após comemorar o Réveillon por aqui. Devido ao fuso horário, a Costa Leste dos Estados Unidos entra em 2025 quando os relógios no Brasil já marcam 2h da manhã de 1º de janeiro.
A programação oficial foi divulgada em 26 de dezembro – vale a pena acompanhar as atualizações no site oficial para qualquer mudança de última hora. Estão confirmadas apresentações de Rita Ora, Jonas Brothers, De La Ghetto e Carrie Underwood.
No site oficial, também será disponibilizado um link ao vivo para assistir às comemorações, desde os shows até o Ball Drop, quando tocam os tradicionais acordes de “Auld Lang Syne” e os primeiros versos de “New York, New York” na voz de Frank Sinatra.
Alguns canais internacionais disponíveis na TV a cabo, como a CNN, também transmitem o evento ao vivo, direto da Times Square. Oficialmente, as apresentações começam às 18h em Nova York, 20h no Brasil, e seguem até 0h15 do dia 1º (2h15 no horário de Brasília).
Neste ano, além das diversas performances dos artistas convidados, um dos destaques é a comemoração dos 400 anos de Nova York, prevista para ocorrer 50 minutos antes da virada do ano. É uma espécie de “última chance” para celebrar o quarto centenário da cidade, que teve seu primeiro assentamento por imigrantes europeus estabelecido em 1624.

agência retrato
(re)tratando experiência